terça-feira, 23 de abril de 2013

Resenha: O Livro das Coisas Perdidas

O Livro das Coisas Perdidas - John Connolly
Editora: Belrtrand Brasil
Páginas: 363

Sinopse: Após a morte da mãe, David, de 12 anos, passa a maior parte do tempo em seu quarto tendo com os livros como companhia. Quando eles começam a sussurrar para o menino, realidade e imaginação se misturam até que, ao brincar no jardim, entra em um reino encantado, onde encontrará heróis, monstros e um rei fracassado que guarda seus segredos em um livro misterioso. John Connolly, em O Livro das Coisas Perdidas, desconstruirá fábulas conhecidas, como A Branca de Neve e os Sete Anões e João e Maria, por meio de muita imaginação e mistério. Um livro para todas as idades que virou mania quando lançado na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

O Livro das Coisas Perdidas não foi o que eu esperei, foi bem melhor.

Ele conta a história de um menino de 12 anos que perdeu sua mãe e vai morar com sua madrasta e descobre que os livros falam com ele.  Não quero falar muito sobre a história porquê fica meio complicado né, pois estarei dando spoilers, e isso é uma coisa que eu não gosto muito.

O autor conseguiu criar um mundo fictício, das histórias de contos de fadas totalmente diferente do que eu já conhecia. No começo fiquei meio que confuso com algumas coisas que estavam acontecendo rápido demais, mas na sequência dos capítulos, fui conseguindo me acostumar com aquela narrativa diferente.

É incrível como o John Connolly conseguiu mudar os contos de fadas para uma coisa um pouco mais macabra, como no caso da chapeuzinho vermelho, que ao invés de ser salva pelo lenhador, se deitou com o lobo e criou uma nova raça, os loups.

O livro me chamou tanto a atenção que várias horas eu tentava criar aquele mundo na minha cabeça e quase sempre me via lá dentro, fugindo dos loups, com o lenhador me ajudando a chegar ao castelo do rei.

Sinceramente essa é uma das leituras que te levam para outro mundo. Ainda me arrisco para dizer que o autor conseguiu criar um mundo onde todas as crianças e adultos queriam estar, como no caso de J. K. Rowling. Óbvio que não vou comparar os dois, pois sou um fã de carteirinha de Harry Potter, mas mesmo assim é um excelente livro.

Mas como sempre, não existe um livro totalmente perfeito (opa, há uma exceção: Harry Potter), uma coisa que mudou bastante o meu ponto de vista foi o final, quando o livro fica mais MACABRO. Não e considero uma pessoa muito fraca em relação a sangue e tal, mas várias vezes parei de ler o livro para dar uma descansada, pois a história do Homem Torto é muito macabra e sombria, e principalmente muito ensanguentada. Mas tirando esse fato, o livro é muito bom mesmo.

Se você procura um livro que tenha um final totalmente diferente do que você esperava, leia O Livro das Coisas Perdidas. Ele realmente não é um daqueles livrinhos que se pega para ler quando não tem outro para ler, ele é daqueles que devem estar na sua lista de leitura em uma posição bem alta.

Digo e repito, leiam este livro que vocês não vão se arrepender.

Minha nota: 4,5/5

6 comentários:

  1. Tenho esse livro na minha estante faz tempo. Comprei porque sou apaixonada pela capa dele (que é perfeita!!) rsrs
    Nunca li!! Sabia do que se tratava e sabia que tinha essa pegada macabra que você fala, mas até que isso é fichinha depois de ler Neil Gaiman contando contos de fadas. kkkkkkkkkkkk
    Tb sou louca por Harry Potter!! Eterno amor!!

    Bom passar por aqui! Te seguindo.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hm Adorei sua resenha! E não conhecia esse livro, parece ser bem interessante hein?

    Boa!

    Estou te mandando e-mail para começarmos o book tour vamos?

    O mais breve possível sim?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, deixei um selinho para você lá no blog, da uma olhada:
    http://terapiadolivro.blogspot.com.br/2013/05/selinho-4_6.html
    Bj

    ResponderExcluir
  4. adorei a resenha! Estou muito incentivada a ler esse livro :)
    como tu disseste, John Connolly criou um mundo que todos os amantes de livros adoram: interagir literalmente com os livros, os personagens... fazer parte do enredo!
    bjos

    www.mybookshelf.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Já passei na livraria várias vezes e quase cheguei a comprá-lo mas sempre deixo lá. Agora que eu tenho a opinião de alguém sobre ele eu passo e compro com certeza! A capa é linda também!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vai? Vi que você gosta de escrever resenhas!! Já pensou em participar de um projeto sobre isso? O meu blog oferece um projeto para resenha de leitores! Venha conhecer e participar! Te espero por lá!

    http://constelandoalvoradas.blogspot.com.br/
    Obg pela atenção! Bjs!!

    ResponderExcluir